Avançar para o conteúdo principal

Mesmo sem público, futebol reúne 200 pessoas; protocolo CBF sugere 'bem menos'

05/05/2020 - 14:46 

Por causa da pandemia do coronavírus, futebol será retomado sem a presença de torcedores; além dos jogadores, partidas contam com diferentes profissionais; veja quais

A pandemia do novo coronavírus obriga que a retomada do futebol, em discussão por federações, clubes e autoridades de saúde, aconteça com estádios de portões fechados, pelo menos, num primeiro momento. As partidas, de toda forma, reúnem uma grande quantidade de profissionais, além dos jogadores em campo, o que indica uma aglomeração, o que não é recomendado pela Organização Mundial de Saúde (OMS).
O Super FC fez as contas. Consultando regulamentos, súmulas, staff de clubes, promotores de eventos e emissoras de TV, o número mínimo de profissionais em serviço é de, pelo menos, 200 pessoas (veja abaixo o detalhamento de cada segmento). O levantamento considera alguns serviços essenciais, deixando de fora alguns profissionais que não precisariam comparecer às praças esportivas, como diretores, atletas não relacionados e parte da imprensa.





Só de profissionais de comunicação, um jogo pode reunir entre 150 e 400 profissionais, por exemplo, sendo 90 desses de câmeras, operadores e técnicos que cuidam da transmissão de televisão. Ou seja, na prática, a presença de dezenas de jornalistas poderia ser dispensada neste momento.
O presidente da Federação Mineira de Futebol (FMF), Adriano Aro, acredita que o número mínimo de pessoas em jogos sem público será bem menor. O assunto já é tratado pela entidade em reuniões com o Centro de Operações de Emergência em Saúde (Coes), da Secretária de Estado de Saúde (SES).
"A própria CBF sugeriu um modelo e nós, da federação, em conversa com a secretaria de saúde, estamos aprimorando esse protocolo, conforme as peculiaridades de Minas Gerais. Já tivemos reuniões, onde foram debatidos alguns pontos. O protocolo prevê o número mínimo de pessoas, não sei se chegaremos a 200, me parece que serão bem menos pessoas. A próxima etapa é discutir com os departamentos médicos dos clubes para que eles também possam opinar para saber se é viável ou não. Uma vez definido o protocolo, esse documento será submetido ao Coes para saber se ele pode ser implementado na prática", detalha o dirigente.
A CBF encaminhou, na semana passada, um documento com mais de 20 páginas para ser aprovado pelo Ministério da Saúde. O protocolo, que reúne a avaliação de dezenas de profissionais de clubes e infectologistas, sugere testes rápidos e medição de temperatura em jogadores e comissão técnica e cuidados com higienização de uniformes, alimentação e transporte.
"Os únicos que poderiam ter contato entre eles são os jogadores e o juiz. Todos os outros deveriam manter distanciamento entre si, usar máscaras, higienizar a mão, etc.", sugere o infectologista Estevão Urbano, presidente da Sociedade Mineira de Infectologia. Membro do Comitê de Enfrentamento à Epidemia da Covid-19 da Prefeitura de Belo Horizonte, o especialista não participou da elaboração das recomendações da CBF, mas é favorável à realização de testes e do confinamento de atletas para se evitar o contágio.

Créditos:otempo.com.br
Foto de Capa: Reprodução  /  Maracanã


Comentários

Mensagens populares deste blogue

Confira as tabelas do Torneio de Verão - Indaial 2022 Categorias Adulto Federados, Feminino e sub 18 *Clique nas artes para visualizar com zoom Adulto Federados Chave A 1 – Benedito Novo Futsal 2 – Loes/HLS Ferragens 3 – Bem Bom Salgados Futsal 4 – Tigres FC/Massa Super Forte Chave B 1 – Timbó Futsal/Metisa/Grupo Evanilda/Colortech 2 – APF/Zoo Pomerode/ Knoten Jeans 3 – R8 Predator 4 – União Central/Quiosque do Sid Chave C 1 – Cachorrões Futsal 2 – CA/Fercical/Dorca’S 3 – Dr. Pedrinho/Remo Futsal 4 – CME Ascurra/São Paulo Futsal     Abaixo tabelas e horários do Adulto Federados Adulto Feminino  Chave A -Estética Bolzan/Roncaglio Terraplenagem/Amigas FC (BLUMENAU) -Fanáticas FC (TIMBÓ) -Madrugadão Lanches (INDAIAL) Chave B -Noroflex/Orthodontic/SAFF (SÃO BENTO DO SUL) -Associação Academica/Prestomed (BLUMENAU) -Via Norte Forros/Dehon Farm. Manipulação/Uzzi Pub (INDAIAL) Chave C -Sorvetes Bonatti/Autobox Pneus/Molecka's (INDAIAL) -M.B.B. Massaranduba (

Governo israelense anuncia descoberta de anticorpo para coronavírus

05/05/2020 - 14:40 Órgão prepara patente para posteriormente entrar em contato com empresas farmacêuticas O Instituto de Israel para a Investigação Biotecnológica, vinculado ao Ministério da Defesa do país, anunciou nesta terça-feira (05) que desenvolveu um anticorpo para o coronavírus. O órgão prepara a patente para posteriormente entrar em contato com empresas farmacêuticas. De acordo com os pesquisadores, liderados pelo professor Shmuel Shapiro, a fase de desenvolvimento do anticorpo já foi concluída. O ministro da Defesa de Israel, Naftali Benet, afirmou após visita ao instituto que, o anticorpo ataca o vírus de forma monoclonal e qualificou o trabalho desenvolvido como uma grande conquista. “Estou orgulhoso do pessoal do Instituto de Biotecnologia por esse avanço. A criatividade e o pensamento judaico atingiram grande resultado”, completou o ministro. O texto não especificou se foram realizados testes em seres humanos. O Instituto para a Investigação e Bio

Jamais haverá um grupo musical tão apaixonante como os Mamonas Assassinas

Mamonas Assassinas, um dos grupos que conquistou todo o Brasil em tão pouco tempo, mas também se foram de maneira repentina, o país inteiro chorou naquele 2 de março de 1996.   03/03/2020 - 19:15 Mamonas Assassinas foi uma banda brasileira de rock cômico. O som era uma mistura de punk rock com influências de gêneros populares, tais como forró (Jumento Celestino), brega (Bois Dont Cry), além de heavy metal (Débil Metal), pagode (Lá Vem o Alemão), Música mexicana (Pelados em Santos), Rap (Zé Gaguinho), Reggae (Onon Onon) e o vira (Vira-Vira). A carreira da banda, com o nome de Mamonas Assassinas, durou de julho de 1995 até 2 de março de 1996 (pouco mais de 7 meses) e não só a morte de seus integrantes, como também o sucesso destes, foi meteórico e estrondoso. Com um único álbum de estúdio, Mamonas Assassinas, lançado em junho de 1995, o grupo acarretou a venda de mais de 3 milhões de cópias no Brasil, sendo certificado com Disco de Diamante em 1995, comprovado pela